Novidades

6 passos para fazer a limpeza no pós-obra

25/06/2018
6 passos para fazer a limpeza no pós-obra

A tão sonhada reforma da casa terminou e.... Ficou aquela sujeira desagradável e porque não dizer, necessária! Sem sujeira não tem reforma! E ficam aqueles respingos de tinta, cimento ou gesso, em lugares que a gente só vê depois de tudo pronto. Caso você mesmo vai fazer a limpeza, algumas dicas podem ser úteis.

1 – Antes de iniciar, organize-se com luvas, óculos e até máscaras se necessário. Especialmente se for usar produtos de limpeza pesada, que são mais fortes no cheiro e composição.

2 – Promova uma limpeza geral como tirar o lixo e restos de materiais da obra. Em seguida, uma lavagem com água e detergente neutro. Lembrando que tudo deve ser limpo, e sempre de cima pra baixo, começando pelo forro, paredes e o chão por último.

3 – Para limpar as janelas, inicie pelos cantinhos. Os materiais costumam ficar mais concentrados nos cantos. Prefira detergente neutro, uma escovinha pequena. Não use produtos ácidos pois eles mancham a esquadria de alumínio.

4 – Mesmo forrado, o chão pode sofrer com um ou outro respingo. Dependendo do tipo de revestimento, um removedor de tinta resolve facilmente. Pergunte ao vendedor qual o adequado para o seu piso. Se a tinta usada for a base de água, um pano úmido é suficiente.

5 - Se algum produto estiver mais resistente, não force. Marque o local para ver depois como tirar a sujeira ou mancha da melhor forma. Uma espátula pode ajudar, porém verifique como fazer para não estragar o revestimento.

6 - Respingou no espelho ou lustre? Dependendo do produto, pano e um detergente resolvem. Se a tinta é do tipo esmalte, um removedor será necessário. Mas preste atenção: não use produtos ácidos para remover gorduras e manchas, eles causam danos e tiram brilho de revestimentos.

A limpeza dá trabalho, mas o resultado depois de uma reforma sempre vale a pena!

Confira também: Escolha a cor da fachada da sua casa.