Como limpar os pincéis após o uso - Novidades - Tintas Resicolor

Novidades

Como limpar os pincéis após o uso

21/06/2019
Como limpar os pincéis após o uso

Após cada pintura é necessário limpar os pincéis para manter a qualidade. Entre um uso e outro, uma enxaguada rápida com água da torneira deve resolver esse problema, mas como muitas tintas são resistentes à água, alguns resíduos podem se acumular com o tempo e interferir na capacidade de absorção de tintas nas cerdas.

A primeira coisa é conferir o tipo de tinta que está sendo usada. Quando se trata de tinta a óleo, é possível resolver com água quente e sabão. Caso contrário, você vai precisar misturar um solvente na água para a limpeza. Separamos um passo a passo para você deixar tudo limpinho para o uso.

Tintas que não são à base de óleo são mais fáceis de limpar, então vamos começar por elas:

Enxágue bem os pincéis com água fria até remover toda a tinta. Usando um recipiente, faça uma mistura de detergente com água quente. Mergulhe os pincéis por alguns minutos. Se ainda restar alguns resíduos de tinta, massageie as cerdas delicadamente com os dedos para retirá-los. Enxágue-os novamente. Coloque os pincéis e cerdas na sua posição original enquanto ainda estão molhados, e deixe-os secar naturalmente.

Para tintas a óleo, siga os mesmos passos descritos acima. Mas lembre-se, antes de mergulhar os pincéis na mistura de água quente com detergente, você deve seguir também esses passos:

Coloque uma pequena quantidade de solvente de tinta no pote, o suficiente para ultrapassar as cerdas do pincel. Empurre-as delicadamente no líquido, fazendo movimentos circulares para ir soltando a tinta gradualmente. Ah! E a limpeza dos pincéis deve ser feita em uma área ventilada, para evitar inalação dos gases liberados pelos solventes. Evite o contato desses produtos com a boca e os olhos e use luvas para proteger a pele.

Como limpar pincéis de tinta acrílica: Comece enxaguando bem os pincéis com água fria até a água começar a sair limpa. Depois, massageie delicadamente as cerdas no pote com um pouco de removedor de pintura. Enxágue bem e coloque as cerdas na posição original. Deixe secar naturalmente.

Leia também: Como escolher as cores para pintar o escritório.